lunedì 8 settembre 2008

dicono di noi in Brasile

"Documentário Viagem a Mondragón no YouTube
postado em 09 de abril de 2008 

Concebido, produzido e dirigido por David Calderoni, com participação de nossos cooperados Cris Andrada e Egeu Esteves, o documentário trata das "justas tramas" que os trabalhadores armam para escapar do jugo capitalista e construir uma economia solidária.

O nome é alusivo ao mais importante conglomerado industrial cooperativo, localizado em Mondragón - no País Basco. Símbolo internacional da autogestão cooperativa dos meios de produção, distribuição, crédito e pesquisa pelos trabalhadores, Mondragón representa aqui o ideal realizado, ainda que - quiçá para muitos - distante de utópicas metas.

"Viajam a Mondragón" aqueles que sonham com um mundo sem patrões ou empregados, em que não seja necessário, para um trabalhador, sobreviver ao trabalho, dia após dia.

Em sonho ou realidade para lá também vão aqueles que não medem esforços para realizar pequenas transformações cotidianas que possibilitem aos trabalhadores a segurança do direito ao trabalho, necessário para "vôos mais altos", em que possam "ver mais amplo" e "ver mais longe".

Uma 1ª versão finalizada, em edição de 10 min. referente à primeira parte do documentário - uma conversa de 19 de maio de 2007 entre David Calderoni, Paul Singer e Cris Andrada, editada na Itália por Regiana Queiroz - está disponível para visualização no You Tube. 
Quem quiser assistir a síntese dessa conversa que mostra um outro mundo acontecendo, é só clicar em 1ª parte. "

fonte: Verso